Paulo Taful e Hugo Janota


Paulo Taful


Maestro por formação e poeta por vocação, nasceu em Montelavar na madrugada do dia 19 de Janeiro de 1969. Iniciou os seus estudos, ainda criança, no seio da sua família, visto provir de uma família de músicos. Começou os estudos musicais como executante de trombone, depois comete a proeza de tocar saxofone, vítima da sua paixão pelo jazz.
Mais tarde, prosseguindo a sua paixão pela música, descobre a música coral e deixa-se fascinar pela Direcção Coral.
Depois de terminar um curso de Direcção Coral, frequentou vários “workshop’s” e cursos de aperfeiçoamento, tanto em Portugal, como no estrangeiro.
Depois veio o teatro e a grande aventura dos palcos, das luzes e dos grandes escritores, como Lorca.
Em 2004 integra o grupo “Músicos e Poetas”, com o qual tem em cena há cerca de dois anos o espectáculo “Palavras ao Piano”, onde mostra toda a sua versatilidade, como poeta, e na forma invulgar como declama e interage com o público, com este espectáculo gravou um CD.
Há alguns anos apaixonou-se pela escrita e descobriu na poesia um espelho onde reflecte a sua alma.
Em 2001 publica o seu primeiro livro de poesia “Palavras Pensadas”. Em 2003 publicou o livro “Mercador de Poemas – Contos, cartas e poesia” e lança simultaneamente o seu primeiro CD de poesia com o mesmo nome. Todos os seus livros e o seu CD foram alvo de criticas muito favoráveis da parte da imprensa e do público em geral. É sócio da Associação Portuguesa de Poetas. Participou em algumas antologias poéticas e ganhou alguns prémios de poesia. Em Abril de 2005 lançou o CD “Castelos no ar”.
Durante sete anos dirigiu o Grupo Coral da Academia da Força Aérea Portuguesa, participando em várias cerimónias de estado e em vários programas de televisão.
Em 2006, dirigiu e encenou o musical "O Nazareno" de Frei Hermano da Câmara. E em 2007 estreou o musical “Senhora de Fátima” um espectáculo da sua autoria recorrendo a musicas de vários autores consagrados, que foi convidado a estar presente no Centro Pastoral Paulo VI em Fátima, integrado nas comemorações dos 90 anos das aparições de Fátima.
Actualmente é professor de História de Portugal na Academia cultural da 3ª idade do Cacém, onde também dirige uma oficina de poesia e onde já leccionou também História da Música.
É maestro em 14 grupos corais, com os quais realiza anualmente cerca de duas centenas de espectáculos, e deu aulas de Educação Musical no Jardim-escola João de Deus.
Em 2007 estreou o grande sucesso que foi o musical  “Amália para sempre”, um espectáculo da sua autoria, que comemorou em Outubro de 2008 um ano de representações sempre esgotadas.
Em Maio de 2008 estreou o Café Concerto “Café Lisboa”, um espectáculo da sua autoria.
Em Julho de 2008 apresentou o seu Recital de Poesia “Luar de Palavras”, um tributo a João Villaret.
Em 2008 completou 25 anos de Carreira Artística.
Em 2009 encenou e dirigiu o musical “A Canção de Lisboa” baseado no musical de Filipe La Féria, nesse mesmo ano funda a companhia "Bastidores do Êxito" com a qual estreia em Janeiro de 2010 a peça "A Casa de Bernarda Alba" de Federico Garcia Lorca e em Setembro de 2010 estreou o Musical "O Nazareno".
Em 2011 estreou os espectáculos "Luna Parque" e "Vozes, fado, serra e tudo..." e em 2012 o "Musical A Severa"



Hugo Janota

Iniciei-me em música aos 13 anos de idade, frequentado aulas de órgão.
Durante um ano estudei guitarra clássica com o professor Frederico Gato.
Durante três anos frequentei aulas de Expressão Dramática, representando peças de vários autores conhecidos, como Almada Negreiros, Vicente Sanches, entre outros.
Frequentei aulas de piano, com a professora Berta Pizarro e aulas de canto e técnica vocal com a professora Lia Altavilla.

Como actor integrei os recitais "Palavras ao Piano" e "Castelos no Ar" de Paulo Taful e o elenco das peças "Um Homem de Sorte", "Antes de Começar", "Foi por Amor", "Café Lisboa", "Luna Parque", entre outras.
Como músico colaborei nos recitais de lançamento dos livros e CDs de Paulo Taful "Palavras ao Piano", "Mercador de Poemas" e "O Monólogo do Poeta" e no recital "Luar de Palavras" e nos musicais "O Nazareno" (em 2006 e 2010/2011), "Senhora de Fátima", "Café Lisboa", "A Canção de Lisboa", "Luna Parque" e "Vozes, fado, serra e tudo..." e "A Severa" com encenação de Paulo Taful e na revista "Dá-lhe agora que ainda mexe" de Afonso Prata, entre outras peças de teatro, onde compus e interpretei inúmeras músicas.
Sou músico em 14 grupos corais e dirijo 2 deles, com os quais participo anualmente em cerca de duas centenas de concertos, já gravei vários Cds e participei em vários programas de televisão.
Em 2010 fundou e integrou a produção da companhia Bastidores do Êxito nas peças "A Casa de Bernarda Alba" de Federico Garcia Lorca e "O Nazareno" de Frei Hermano da Câmara.

1 comentário:

  1. Muitos parabens a ambos pela participacao no recente encontro de Coros, em Sintra. Excelentes participacoes!

    Lurdes Lourenco dos Santos
    (Agualva)

    ResponderEliminar