A Associação Cultural Social e Recreativa de Cabriz, abriu as suas portas no dia 28 de Junho de 1985.
Ao longo destes anos, muito se têm empenhado, as diferentes direcções para dignificar a população de Cabriz. Deste modo, os diferentes corpos directivos desta associação têm‐se dedicado a promover diversas acções de âmbito cultural, lúdico/recreativo e desportivo, a fim de desenvolver Cabriz, estimulando hábitos de convívio e entreajuda.
Entre todas as actividades que têm sido promovidas, destacamos algumas das actividades que tiveram maior impacto e envolvimento activo junto da população.
Actividades desportivas:
- Prática de futebol, ténis e voleibol.
- Provas regulares de btt, com grande adesão de participantes de diversas e Distantes localidades.
- Montagem de esquemas e coreografias de adultos e crianças, para abrilhantar as nossas festas anuais, bem como as de localidades vizinhas.
- Execução de obras no parque desportivo, com a renovação do pavimento, balneário e bancadas.
- Renovação dos equipamentos do parque infantil, bem como a implantação de piso anti‐impacto, de acordo com as normas comunitárias.
Iniciativas culturais, sociais e lúdicas:
- Colocámos em cena o musical “amália para sempre”, cedido por hugo janota, que esteve em exibição de outubro 2007 a outubro 2008, nas nossas instalações, com lotações esgotadas todas as semanas.
- Representações nos auditórios do Cacém, Monte‐abraão, Pêro Pinheiro e Ericeira.
- Colocámos em cena o musical “canção de lisboa”, que estreou a 18 de abril do presente ano e mais uma vez cedido por Felipe Laféria e também pelos herdeiros do Autor. Esta peça é dirigida pelo maestro e encenador Paulo Taful, envolve cerca de 60 pessoas, estando 42 em palco, entre associados, directores e estudantes de arte cénica, de diversas escolas de teatro entre as quais a de cascais de Carlos Avilez. O guarda‐roupa (mais de duzentas peças), bem como o sofisticado sistema de luz e som, obrigou a um grande envolvimento e esforço monetário, por parte Da nossa associação, dos seus associados e amigos.
Iniciativas comunitárias:
- Formação de um grupo coral com 40 elementos, que foi iniciado no ano de 2003. Este grupo ensaia semanalmente e efectua várias saídas regulares através de um protocolo com a câmara Municipal de sintra.
- Feiras do livro e de artesanato inseridas nas festas anuais com a realização de vários jogos tradicionais.
Iniciativas sociais:
- Disponibilização diáriamente, entre as 9.30h e as 23.30h, uma sala de convívio para Seniores.
- Comemoração dos reis, com um cortejo que percorre toda a aldeia de Cabriz no dia 6 de Janeiro, cantando as janeiras com a participação do coro, grupo de teatro, corpos directivos e população.
- Festejos dos santos populares com marchas e os tradicionais petiscos desta quadra festiva, tendo formado pelo terceiro ano consecutivo, um grupo de marchantes com mais de 50 elementos.
- Homenagem ao aniversário da associação com festas anuais de três dias, no 2º fim‐de‐semana de Julho.
- Celebração do Natal e do dia mundial da criança, com animações adequadas, lanche e prendas.
- Festival da canção juvenil.
- Comemoração do são martinho, com oferta de castanhas, água‐pé, petiscos e actividades lúdicas.
- Realização de bailes diversos, sendo alguns temáticos como é o caso do carnaval, pinha, primavera, chita e passagem de ano.
- Diversos almoços de partilha com o objectivo de conviver, em que cada participante traz uma iguaria para ser repartida.
- Cedência de espaço para delegação local de saúde vacinar os cães e gatos da população.
- Cedência das instalações a entidades oficiais para consulta à população, como é o caso das eleições ou referendos nacionais e europeus.
- Cooperação com técnicos de saúde para informações e esclarecimentos sobre saúde pública.
Iniciativas lúdicas:
- Realização de pedipapers.
- Realização de torneios de sueca, dominó, damas, setas e snooker.
Venha conhecer a nossa associação de perto ...
Sem comentários:
Enviar um comentário